Apesar de muitas pessoas afirmarem que a chegada dos 40 anos é o início do fim da beleza e do charme feminino, é possível sim usar as características que o avançar da idade trazem a seu favor.

Dicas de moda para mulheres maduras estão em alta e não é à toa: a vida pode ficar bem mais interessante à medida que ficamos mais velhas.

Neste artigo, vamos dar algumas sugestões de como se vestir bem após chegar os 40 anos mantendo a sensualidade, o charme e, principalmente, a sensação de bem-estar após colocar uma roupa que lhe agrade. Confira:

Não exagere nas peças

O primeiro segredo para as mulheres que desejam manter o charme e a sensualidade com qualquer idade é saber trabalhar a descrição.

Não estamos dizendo que mulheres mais velhas nunca poderão usar uma peça de roupa mais extravagante; o que defendemos é que é preciso saber combiná-la com outros itens para que ela não seja responsável por tomar toda a atenção do seu visual.

Portanto, sempre combine uma peça estampada com outra lisa, uma cor forte com outra neutra ou um assessório mais ousado com uma roupa elegante e discreta.

Pequenos cuidados hora de combinar as peças e um saudável desconfiômetro para combinações extravagantes garantirão o look perfeito.

PUP-52bp-33-    bp 26

(Clique em uma das jóias para ir ao site de vendas).

 

Conheça bem o seu corpo

Conhecer o seu tipo de corpo ajuda muito a escolher as peças certas, especialmente após os 40, quando ousar demais começa a ficar difícil.

Além disso, você não pode se sentir prejudicada por peças de roupa que não tem conexão com as suas caraterísticas.

Separamos algumas dicas pensando nos tipos de corpo feminino mais comuns:

Corpo balanceado

A parte de cima do seu corpo tem tamanho e largura similar à parte de baixo, assim como a largura dos ombros é bastante parecida com a dos quadris.

A grande maioria das mulheres com essa característica são de estatura menor (entre 1,50 e 1,60m) e podem, ao longo do tempo, ganhar um pouco mais de gordura na região dos quadris.

Para se vestir bem com esse corpo o ideal é evitar o uso de cores contrastantes, não colocar a camisa para dentro da calça nem usar cintos muito grossos e evitar o uso de vestidos no corte império.

Dê prioridade para blusas mais compridas e de tamanho médio.

Pernas longas

Como o próprio nome indica, esse grupo abriga as mulheres que apresentam pernas longas e dorsos curtos.

Na hora de se vestir, é interessante usar camisetas para fora da calça para alongar a parte de cima do corpo, saias ou calças de cintura mais baixa e nunca exagerar no tamanho do salto.

Pernas curtas

Mulheres de pernas curtas e dorsos longos devem ficar atentas e usar, sempre que possível, camisetas para dentro da calça ou da saia, valorizar acessórios na parte de cima do corpo, usar saltos altos e preferir as cinturas altas para alongar as pernas.

Use suas joias com descrição

Nada envelhece mais uma mulher do que o uso excessivo de joias.

É claro que essas peças podem e devem ser usadas para montar um look, mas jamais devem carregar o visual.

Combine sempre peças extravagantes com roupas discretas, ou peças discretas com roupas extravagantes.

Nunca use brincos grandes demais com colares igualmente grandes e anéis exagerados – escolha somente uma das peças para colocar em destaque. Exemplo:

BP 55

 

pup 43pup 42

(Clique em uma das jóias para ir ao site de vendas).

 

Respeite sempre o seu estilo

Mesmo com todas essas dicas, a melhor maneira de se vestir bem é respeitando o seu estilo.

Se você colocou algo e se sentiu bem, esse é o sinal de que aquele look foi feito de acordo com a sua expectativa.

Não deixe ninguém ditar o que você pode ou não pode usar; use essas e outras dicas  apenas como um guia para tornar a sua experiência com seu guarda-roupas e com seu espelho mais tranquila e agradável.

Quais dessas dicas você achou útil para se vestir bem após os 40 anos? Conte para a gente!