Conserve suas joias

O clima, a poluição, produtos abrasivos e o uso frequente, pode afetar a beleza de suas joias.

Aqui estão alguns conselhos para manter suas joias sempre lindas:

Como guardar as joias

- Preferencialmente, guarde as joias em saquinhos de veludo para evitar arranhões causados com atritos com outras joias.

- Enxugue as joias com uma flanelinha limpa antes de guarda-las. Retirar o suor antes de guardar ajudará muito a preservação do brilho.

- Guarde as joias em caixa forrada com tecido. Mesmo que você não tenha um porta joias, improvise, por exemplo, uma caixa de sapatos forrada com um tecido de veludo, evitando atritos entre as peças.

Quando tirar as joias

- Tire as joias se você for mexer com jardinagem, limpeza e outras tarefas comuns.

- Tire as joias quando estiver se maquiando, passando perfumes ou outros cosméticos.

- Não use suas joias em piscinas ou spas. Água clorada pode provocar reações causando alterações de cor e até mesmo danos estruturais.

- Não use joias na pratica de esportes. Movimentos bruscos, contato com os demais esportistas tendem a danificar as peças. Sem contar que não é elegante usar joias nessas ocasiões

- Tire as joias (mesmo uma simples correntinha) ao tomar banho, evitando contato com sabonetes, shampoos e demais cosméticos usados no banho.

Como limpar e polir as joias

- Use panos de polimento de joias para melhores resultados. Chama-se “flanelinha mágica”. É uma flanelinha comum, muito barata e confere brilho imediato tanto ao ouro como à prata. O uso de tecido de papel ou toalhas podem causar riscos por causa das suas fibras..

- Você pode comprar produtos de limpeza comerciais de um joalheiro ou fazer uma limpeza de uma solução sozinho (prata e ouro podem ser fervidos com uma colher de amoníaco na água, desde que não tenham gemas ou pedras coladas).

Álcool pode fazer maravilhas. Cloro pode literalmente destruir suas joias.

- Use água morna ao invés de fria sempre que banhar as joias. Isso porque a água pode causar reação com os fluidos de limpeza, resultando em descoloração.

- Prata esterlina pode receber uma camada de limpa-pratas (Brasso, Silver etc) e depois ser lustrada, sem nenhum problema.

- Evite limpar joias quebradas ou danificadas. Voce pode agravar o problema. Nesse caso, melhor levar a um especialista.

Como transportar joias em viagem

- Se você não tiver estojo apropriado, use um pedaço de veludo e enrole nele as joias que você for levar. O que não pode é jogar as joias no bolso das malas simplesmente, ignorando que as malas serão arremessadas várias vezes nos aeroportos ou rodoviárias, causando danos a elas.

Rua Antônio Aggio, 135 - 8º andar - Morumbi - São Paulo - SP - CEP: 05713-420 | CNPJ: 29.106.319/0001-88